quarta-feira, 26 de maio de 2010

Como escolher o barulho correto?

Se você perguntar a qualquer professor de sapateado sobre a compra do sapato de sapateado todos irão lhe dizer que escolher um par de sapatos de sapateado não é uma pequena questão. Os sapatos afetam diretamente ao som e aos movimentos, para não mencionar os seus pés. Então, antes de comprar, você precisa ter certeza de exatamente o que você necessita. Há muitos tipos diferentes de sapatos. Muitas vezes, o tipo de dança que você planeja fazer irá determinar quais são os melhores sapatos. Você também deve considerar o modo como você irá utilizar os seus sapatos - em outras palavras, se você vai precisar deles para a apresentação ou para uso diário ou semanal, em ensaios e aulas.

Fotos: Ícaro Sampaio

O professor de sapateado, Leandro Neto dá algumas dicas de como comprar o par ideal. "Primeiramente é importante obeservar a qualidade do par de sapatos. Para os já experientes, você pode encomendar os pares onde mandamos a forma do pé para o fornecedor de fora e logo depois colocamos a chapinha americana que também é comprada fora. Mas há lojas especializadas em dança aqui em Fortaleza que oferecem produtos de boa qualidade', afirma Leandro.

O seu $$$
Para começar, você deve decidir qual o tipo de material que serão os seus sapatos. Segundo Leandro, "os couros, que eram discriminados no passado, foi tendo sucesso ao longo do tempo e são de alta qualidade, são os mais caros, porém os que duram mais". Depois de determinar a sua $$$, considere qual o tipo de calçado é o mais adequado para suas necessidades.



Altura

É importante determinar a altura desejada do calcanhar. Você deve consultar seu professor sobre a sua decisão.

- Os sapatos estão disponíveis nas alturas baixo, médio ou alta e não se esqueça de considerar o seu nível e seu conforto. "Para os iniciantes, os sapatos não podem vir com saltos altos e nem com sola dupla", enfatiza o professor.

- Os saltos menores são adequados para bailarinos de todas as idades e níveis.

- Os saltos médios são geralmente recomendados para teen bailarinos ou mais, embora muitos saltos altos só devem ser utilizados para mostrar efeitos e não para o uso diário.

Embora os saltos baixos tendem a ser mais fácéis e talvez os mais confortáveis para dançar, "um salto maior pode, muitas vezes, ajudar as jovens bailarinas sapateadoras a desenvolver o hábito de manter o seu peso para frente e fora do seu eixo. Eles também podem criar uma aparência elegante e feminina para performances", afirma Leandro.


Chapinhas / Plaquinhas

Dependendo do seu nível, você pode querer escolher sua própria chapinha. Para iniciantes, qualquer padrão de alumínio normalmente irá funcionar e a maioria dos sapatos já são equipados com chapinhas. A mais popular entre os sapateadores tende a ser a “Teletone” (chapinhas importadas da Capézio), que permitem o sapateador de apertar e desapertar os parafusos para ajustar o som. "Para os alunos mais avançados, há sapatos de ótima qualidade que possuem chapinhas com amplificadores que fazem com que o volume da chapinha fique bem mais alto", lembra Leandro. Além disso, é geralmente melhor ter um sapateiro para ajudá-lo a ajustar as chapinhas para os sapatos.


Tamanho
Observe o número que calça e principalmente o conforto que ele oferece o sapato de sapateado oferece ao seu pé.

E lembre-se
"o calçado deve ser adequado ao seu estilo individual e ser confortável. O tipo de dança que você faz, o número de horas que você vai ensaiar, e da maneira que você quer crescer como um sapateador deve ser considerado antes de fazer uma compra", finaliza o professor Leandro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário